Verlag: Consequência Editora, 2018
ISBN 10: 8569437412 ISBN 13: 9788569437413
Anbieter: Livraria Ingá, Niterói, RJ, Brasilien
Paperback. Zustand: New. New; Analisar a relação espacialidade e movimentos sociais é uma tarefa relevante pois os fenômenos ligados a ação dos movimentos como produtores do espaço geográfico adquiriram tamanha força empírica que se colocam à ciência como um desafio interpretativo. A geografia analisa e/ou compreende a ação dos movimentos sociais a parir de diferentes paradigmas interpretativos. Todavia, se considerarmos sua natureza, seus significados, suas ações e a extensão dessa atuação, precisaremos admitir que sua complexidade requer que a leitura geográfica dialogue com as efetivadas em outros campos disciplinares, abrindo ampla possibilidade de diálogo. Nesse contexto de diálogo interdisciplinar teria a Ciência Geográfica algo de diferente a dizer sobre os movimentos sociais? Que contribuições estão sendo elaboradas por este campo disciplinar para lançar luz a este fenômeno? Qual(is) o(s) enfoque(s) que particulariza(m) o olhar geográfico sobre os movimentos sociais? Talvez a grande porta de entrada esteja justamente na pista apontada no título deste livro, dirigindo a atenção para a espacialidade dos movimentos sociais. Este é o desafio que esta obra procura se ocupar, segundo diferentes perspectivas teóricas, muito comum quando consideramos a diversidades de autores que sintetizam aqui algumas de suas contribuições.; 195 pages.
Verlag: Consequência Editora, 2021
ISBN 10: 6587145191 ISBN 13: 9786587145198
Anbieter: Livraria Ingá, Niterói, RJ, Brasilien
Paperback. Zustand: New. New; As formas de manifestação das ações coletivas se caracterizam pela diversidade de modalidades. Este livro se concentra no exame das formas organizativas que resultam da agricultura camponesa: associações comunitárias rurais, cooperativas de agricultores e sindicatos de trabalhadores rurais. Essas organizações sociais elaboram políticas, executam projetos e empreendem uma série de ações conjuntas, formando redes de cooperação. Em seu processo de formação e operação, elas desenvolvem diversificadas estratégias-rede, cujo comportamento espacial informa a construção de práticas escalares e o acionamento da territorialidade como recurso para viabilizar a organização política e produtiva. Nesse sentido, algumas indagações mobilizaram este estudo: (i) Qual a natureza das estratégias-rede formadas por essas organizações sociais (ii) Quais são os conteúdos e os significados das estratégias socioespaciais desenvolvidas por elas, conformando política de escalas (iii) Quais são as relações de apropriação material e/ou simbólica estabelecidas com o espaço, permitindo pensar na construção de territorialidades (iv) Como a territorialidade é acionada como um componente das estratégias socioespaciais e que papel desempenha na conformação dessas redes de organizações sociais Importante reconhecer que as ações coletivas se constituem em objeto tradicional de estudo das ciências sociais, que conta com um denso e robusto repertório de teorias. Todavia, a Geografia tem incorporado crescentemente o fenômeno a sua agenda de pesquisa e reflexão. Este é um caminho também percorrido por esta obra, que se ocupa da leitura da geograficidade das ações coletivas, cuja empreitada teórica e metodológica se estrutura em torno de um tripé conceitual que articula os conceitos de rede, política de escalas e territorialidade.; 396 pages.
Verlag: Consequência Editora, 2022
ISBN 10: 6587145523 ISBN 13: 9786587145525
Anbieter: Livraria Ingá, Niterói, RJ, Brasilien
Paperback. Zustand: New. New; A abordagem territorial pode ser assumida como caminho teórico-metodológico para o estudo, o diagnóstico, a compreensão e a intervenção na realidade socioespacial. A potência da abordagem territorial vem sendo reafirmada de modo mais enfático nas últimas três décadas no Brasil, sendo que sua utilização nas pesquisas acadêmicas nos mais diversos campos disciplinares, assim como o seu acionamento por políticas governamentais cujos exemplos mais expressivos foram a implantação dos Territórios da Cidadania no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário e os Territórios de Identidade pelo Governo da Bahia e pelas mais variadas modalidades de ações coletivas, atesta e indica sua valorização e operacionalidade, permitindo ao território ser considerado como uma categoria de análise e uma categoria da prática. A força empírica dessas manifestações permite-nos considerar o território não apenas como um construto epistemológico, isto é, como categorias distantes da experiência, manipuladas por cientistas sociais, mas, também, como categoria da prática sociopolítica acionada, reelaborada e empregada por atores sociais ordinários, que se alimenta e se transforma com a experiência cotidiana.; 224 pages.