Inhaltsangabe:
Excerpt from Principios de Direito Mercantil, e Leis de Marinha para Uso da Mocidade Portugueza, Destinada ao Commercio, Vol. 4: Tratado IV, das Letras de Cambio; De Ordem de Sua Alteza Real, o Principe Regente Nosso Senhor
Sendo pouco vulgar terem-se conhecimentos exactos dos lxprincipios juridic cos dos contratos e Letras de Cambio principalmente entre egociantes que não circulfío os seus fundos nas grandes Praças e não se dão especialmen te ao Cºmmercio da banca não se podendo com tudo haver por indifleren te adquirirem - se ideas justas da natureza e extensão dos effeitos, que resul tão das transacções legitimamente celebradas por meio de taes Letras, e con siderando ser esra huma das partes importantíssimas do Direito Mercantil penso não desmerecer a benignidade publica, Offerecendo O presente Tra'a do elementar aos destinados a' carreira do Cºmmercio na esperança de que farão legitimo uso deste tão efricaz meio de promover as riquezas e crédi to da Nação. Os que são levemente instruidos em tão melindroso trafico, não advertindo na delicadeza da Obrigação, que contrahem quando sacão, acceitão, e negoceão Letras ignorando as Leis positivas a esse respeito sendo apenas dirigidos por cega pratica, e noções incompletas, arriscão-se a cahir em erros de muita consequencia não só a sua fortuna mas tamb:m á daquelles, com quem se impllcírão em seus tratos. E como não he possi vel ou commodo a todos entregarem-se a estudos profundos desta natureza, examinando a doutrina dos Escriptores Estrangeiros; e entre nós não tenha até agora apparecido alguma publicação litteraria sobre este Objecto á exce peão da do Senhor Francisco josé Freire I) no seu Tratado do Secretario Portugues O qual bem que seja recommendavel, por indicar algumas ma terias uteis na pratica do commercio, particularmente nas Operações arithme. Ticas dos Cambios que se vem no Supplemento e por ter traduzido e col ligido as regras ou maximas geraes das Letras de Cambio que propõe o Senhor Dzzpzzi de [a Serra no Em de cada Capítulo de sua excellente obra sobre esta materia com tudo não podem ellas satisfazer aos que não se contentarem com a simples lição de aphorismos mercantis exigindo alias muitos delles explicação mais circumstanciada para se firmarem no espírito com algum grão de sufriciencia os principios sólidos da litteratura propria de Commerciantes entendidos que desejão avantajar-se e distinguir-se em tão necessaria e nobre profissão persuado-me por tanto, que parecerá de algum subsidio a exposição mais profusa, que diligenciei fazer, dentro dos limites do meu instituto restricto á rudimentos de Cºmmercio quanto á ju risprudencia que lhe he relativa.
About the Publisher
Forgotten Books publishes hundreds of thousands of rare and classic books. Find more at www.forgottenbooks.com
This book is a reproduction of an important historical work. Forgotten Books uses state-of-the-art technology to digitally reconstruct the work, preserving the original format whilst repairing imperfections present in the aged copy. In rare cases, an imperfection in the original, such as a blemish or missing page, may be replicated in our edition. We do, however, repair the vast majority of imperfections successfully; any imperfections that remain are intentionally left to preserve the state of such historical works.
„Über diesen Titel“ kann sich auf eine andere Ausgabe dieses Titels beziehen.