E se a diferença entre Oriente e Ocidente pudesse ser resolvida não pela força das armas, mas pela força de um argumento?
No início do século XII, Anselmo de Cantuária — monge, filósofo e arcebispo — escreveu uma obra tão curta quanto perigosa: uma tentativa de demonstrar, pela razão pura, que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. O problema era que seus interlocutores, os teólogos gregos, não aceitavam a autoridade latina. Anselmo, então, fez algo mais ousado: pegou as próprias premissas deles — aquilo que gregos e latinos confessavam juntos sobre a Trindade — e mostrou que, se levadas até o fim, elas obrigavam a conclusão que eles rejeitavam.
O resultado é um texto que não se parece com nada do que se costuma ler sobre teologia medieval. Anselmo não prega. Ele constrói. Passo a passo, com a paciência de quem sabe que uma palavra mal colocada derruba todo o edifício, ele levanta uma demonstração onde fé e lógica caminham no mesmo terreno. Cada capítulo é uma nova volta no labirinto: o que significa dizer que Deus é uno? Como distinguir Pai, Filho e Espírito Santo sem transformá-los em três deuses? Até onde a razão pode chegar quando parte da fé?
Esta edição da Editora Clássicos do Pensamento traz ao português, pela primeira vez em formato acessível, o *De Processione Spiritus Sancti*. A tradução de Emerson Dias é feita diretamente do latim da edição crítica de Schmitt, e acompanha o leitor com comentários analíticos após cada capítulo, além de apêndices que desvendam o vocabulário trinitário — essência, pessoa, relação, processão — sem jamais transformar Anselmo em um autor contemporâneo.
Não é um livro para ser lido de passagem. É para quem quer ver um pensador medieval trabalhar com a lógica tão afiada quanto a de um matemático, mas movido por uma pergunta que atravessa séculos: como falar de Deus sem diminuí-Lo? Como preservar a unidade divina sem apagar a distinção real entre as Pessoas?
Se você já se cansou de respostas prontas e quer acompanhar um dos maiores inteligentes do cristianismo enquanto ele pensa em voz alta, este livro é uma porta. Atravesse.
Die Inhaltsangabe kann sich auf eine andere Ausgabe dieses Titels beziehen.
Anbieter: PBShop.store UK, Fairford, GLOS, Vereinigtes Königreich
PAP. Zustand: New. New Book. Shipped from UK. Established seller since 2000. Artikel-Nr. L2-9798192656617
Anzahl: Mehr als 20 verfügbar
Anbieter: AHA-BUCH GmbH, Einbeck, Deutschland
Taschenbuch. Zustand: Neu. Neuware - E se a diferença entre Oriente e Ocidente pudesse ser resolvida não pela força das armas, mas pela força de um argumento No início do século XII, Anselmo de Cantuária - monge, filósofo e arcebispo - escreveu uma obra tão curta quanto perigosa: uma tentativa de demonstrar, pela razão pura, que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. O problema era que seus interlocutores, os teólogos gregos, não aceitavam a autoridade latina. Anselmo, então, fez algo mais ousado: pegou as próprias premissas deles - aquilo que gregos e latinos confessavam juntos sobre a Trindade - e mostrou que, se levadas até o fim, elas obrigavam a conclusão que eles rejeitavam. O resultado é um texto que não se parece com nada do que se costuma ler sobre teologia medieval. Anselmo não prega. Ele constrói. Passo a passo, com a paciência de quem sabe que uma palavra mal colocada derruba todo o edifício, ele levanta uma demonstração onde fé e lógica caminham no mesmo terreno. Cada capítulo é uma nova volta no labirinto: o que significa dizer que Deus é uno Como distinguir Pai, Filho e Espírito Santo sem transformá-los em três deuses Até onde a razão pode chegar quando parte da fé Esta edição da Editora Clássicos do Pensamento traz ao português, pela primeira vez em formato acessível, o \*De Processione Spiritus Sancti\*. A tradução de Emerson Dias é feita diretamente do latim da edição crítica de Schmitt, e acompanha o leitor com comentários analíticos após cada capítulo, além de apêndices que desvendam o vocabulário trinitário - essência, pessoa, relação, processão - sem jamais transformar Anselmo em um autor contemporâneo. Não é um livro para ser lido de passagem. É para quem quer ver um pensador medieval trabalhar com a lógica tão afiada quanto a de um matemático, mas movido por uma pergunta que atravessa séculos: como falar de Deus sem diminuí-Lo Como preservar a unidade divina sem apagar a distinção real entre as Pessoas Se você já se cansou de respostas prontas e quer acompanhar um dos maiores inteligentes do cristianismo enquanto ele pensa em voz alta, este livro é uma porta. Atravesse. Artikel-Nr. 9798192656617
Anzahl: 2 verfügbar