Ritos De Sangue. Um Estudo Sobre As Origens Da Guerra (Em Portuguese do Brasil)

 
9788501052483: Ritos De Sangue. Um Estudo Sobre As Origens Da Guerra (Em Portuguese do Brasil)
Alle Exemplare der Ausgabe mit dieser ISBN anzeigen:
 
 

Um dia é da caça, o outro do caçador. Segundo a americana Barbara Ehrenreich, esse é o mais verdadeiro dos ditados. Em seu novo livro, Ritos De Sangue, ela trata, numa abordagem multidisciplinar, dos sentimentos que levam o homem a lutar - quais os intrincados mecanismos sociais e morais que nos fizeram passar de simples caça a guerreiros? Ao construir essa tese original, a autora desafiou teorias defendidas por nomes como Darwin, Freud e outros, num trabalho convincente. "Sempre me fascinou essa questão: o que há com nossa espécie que nos faz ver a guerra como algum tipo de sacramento?", argumenta Barbara. "Por que a violência é vista, numa ótica histórica, como o centro, o cerne da definição do que é sagrado?" Ritos De Sangue responde a essas questões, mas sem tratar o assunto de forma acadêmica. O resultado é um livro elogiado pelo público e, principalmente, pela imprensa especializada: "Barbara Ehrenreich se embrenhou em um dos tópicos mais intratáveis da espécie humana, de forma singular", deu no New York Times; "Ehrenreich se superou ao romper com a história convencional", escreveu a revista The Nation. O sucesso não é gratuito. A autora escreve como que provocando os leitores, sem, no entanto, super ou subestimá-los. Barbara destaca também a peculiaridade do processo de transformação do homem de presa em predador e afirma que esse passo à frente na cadeia alimentar não eliminou a memória do terror.

Um medo que era sublimado através de ritos de sangue, sacrifícios humanos a deuses carnívoros, recriando o papel da presa que, capturada pelo animal predador, permitia a fuga e subseqüente sobrevivência do restante do grupo. Todo esse banho de sangue, porém, é usado apenas como reforço para seu argumento: o que é a guerra, e por que ela tem sido uma constante em todas as sociedades? De acordo com algumas teorias, a guerra seria, alternadamente, uma forma mais radical da política ou, simplesmente, racionalização de um instinto ancestral de animais[...]

Die Inhaltsangabe kann sich auf eine andere Ausgabe dieses Titels beziehen.

(Keine Angebote verfügbar)

Buch Finden:



Kaufgesuch aufgeben

Sie kennen Autor und Titel des Buches und finden es trotzdem nicht auf ZVAB? Dann geben Sie einen Suchauftrag auf und wir informieren Sie automatisch, sobald das Buch verfügbar ist!

Kaufgesuch aufgeben