Robô Didático Controlado por Arduino e LabVIEW: Cinemática direta de robô com cinco graus controlado por arduíno - Softcover

Fumagalli, Marco Antônio; Dos Santos, Kaique J.; Carvalho, Rodrigo R.

 
9786139679980: Robô Didático Controlado por Arduino e LabVIEW: Cinemática direta de robô com cinco graus controlado por arduíno

Inhaltsangabe

A utilização de braços robóticos vem crescendo para reduzir custos e padronizar processos operacionais. Instituições de ensino lançam uso de braços robóticos didáticos para qualificar seus alunos. Neste livro, apresentamos a construção de um braço robótico didático controlado pela plataforma Arduino e comandado por servomotores, que proporcionam o movimento do manipulador robótico. Sua estrutura mecânica é feita por peças produzidas na impressora 3D, impressora a laser e pelo processo de usinagem. O Arduino por meio da comunicação serial recebe os dados de angulação dos eixos do software LabVIEW™, converte esses dados e envia um sinal PWM a cada servomotor, assim posicionando seus eixos no ângulo desejado, definido pelo usuário no próprio software LabVIEW™. É possível também monitorar os dados obtidos pelo produto das matrizes de transformação, segundo o método de Denavit-Hartenberg aplicada na cinemática direta, resultando em uma matriz final que tem como resultado os valores finais x, y e z da posição da garra do braço robótico. O livro apresenta versatilidade para desenvolver mais atividades com o braço robótico, auxiliando a didática em algumas disciplinas. Boa leitura!

Die Inhaltsangabe kann sich auf eine andere Ausgabe dieses Titels beziehen.

Über die Autorin bzw. den Autor

Graduado em Engenharia Mecânica pela EESC - USP (1988), doutorado pelo Institute of Robotics da Eidgenössische Technische Hochschule - ETH Zurique (1998). Coordenador dos cursos de Engenharia e professor adjunto da UMC (1998-2011). Atualmente é professor da FSA. Tem atuado em projetos de turbogeradores a mancal magnéticos e tecnologias assistiva.

„Über diesen Titel“ kann sich auf eine andere Ausgabe dieses Titels beziehen.