egocentrismo infantil na fase adulta (Portuguese Edition)

0 durchschnittliche Bewertung
( 0 Bewertungen bei Goodreads )
 
9781480030381: egocentrismo infantil na fase adulta (Portuguese Edition)

Egocentrismo infantil na fase adulta diz respeito aos processos sistemáticos (sacramentados pelas instituições educativas na psique do ser que nela entra) caracterizado pelo desenvolvimento, nesse mesmo ser, de dois tipos diferentes e possíveis de catástrofes em sua identidade, a saber: 1- Fazer com que o ser seja ele mesmo: o mesmo eu sempre; ou, então, numa outra catástrofe: 2- Fazer com que o ser seja o outro: uma cópia do outro e/ou o outro completamente. Esse trágico processo, essa castração da identidade do ser, se dá justamente quando ele, esse ser, ao entrar na Escola, é, através de métodos, avaliações, conteúdos enlatados, estigmas nele construídos, etc. impelido, por essa dita educação, a deixar de ser o que ele é (antropológica e culturalmente falando) ao obter o dito sucesso nela; e, numa outra via, ao querer ser sempre o mesmo, o eu mesmo sempre, ao nela, ainda que inconscientemente, querer fracassar, tentando preservar-se tal como é. 1- Nos dois casos, embora de formas diferentes, o ser é aprisionado em estados de “ser” psíquicos, antropológicos e culturais particularistas, fechados para o todo, egocêntricos, isto é, respectivamente: 1- No egocentrismo de si, na visão centrista de si, ao querer ser sempre o mesmo, o eu mesmo sempre. 2- No egocentrismo do outro, na visão centrista do outro, ao deixar de ser o que se é para se tornar uma cópia, para poder se tornar o outro completamente; Ou seja, tanto o Egocentrismo de si quanto o Egocentrismo do outro, representam, epistemologicamente falando, “estados” de ignorância, intolerância, xenofobismo, individualismo, nacionalismo, genocidismo, biocidismo e apartheid em relação aos diferentes e/ou às diferenças.

Die Inhaltsangabe kann sich auf eine andere Ausgabe dieses Titels beziehen.

About the Author:

CLEBERSON Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas) é natural do Rio de Janeiro, formado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação, Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Pedagogo, Livre-pensador, Licenciado em Filosofia, Fundamentos, Sociologia e Psicologia da educação, Didática e EJA (educação de Jovens e adultos). Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), Matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Líllian do Vale); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili). Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005) e no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000). De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campos universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc. Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Carla Imenes (UERJ), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), entre muitos outros. Escreveu trabalhos acadêmicos como “a caridade da educação e a educação da caridade”; “metodologia participava”; “fundamentos epistemológicos de Aristóteles”, etc. Escreveu os seguintes livros: 1- Pedagogia da mediocridade; 2- Catástrofe na escola: a negação consentida de direitos; 3- Caminhos da humanização e da autonomia intelectual; 4- Aprender a aprender; 5- Segredos da superação; 6- Segredos da prosperidade; 7- A complexidade do óbvio; 8- Chip da ignorância; 9- Amar se aprende amando; 10- Teoria filosófica da existência de deus; 11- Praga dos (a) mal-amados (a); 12- Pérolas de Nietzsche; 13- Sábios, prósperos e felizes; 14- Emancipados & Medíocres no amor. E também muitos outros.

„Über diesen Titel“ kann sich auf eine andere Ausgabe dieses Titels beziehen.

(Keine Angebote verfügbar)

Buch Finden:



Kaufgesuch aufgeben

Sie kennen Autor und Titel des Buches und finden es trotzdem nicht auf ZVAB? Dann geben Sie einen Suchauftrag auf und wir informieren Sie automatisch, sobald das Buch verfügbar ist!

Kaufgesuch aufgeben